DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA

Distinção entre memórias principais e secundárias:

A memória principal é um depósito temporário de dados e instruções dos programas de computador. A memória principal do computador é volátil, e seu tamanho é limitado pelo custo do hardware. Assim, os usuários necessitam de algum método para armazenar e recuperar informações de modo permanente e é ai que vem a memória secundária que é usada para gravar grande quantidade de dados, que não são perdidos com o desligamento do computador, por um período longo de tempo. 

Exemplo de memória principal: RAM

Exemplo de memória secundária: Pendrive

 

Memória ROM

A memória ROM (Read Only Memory - memória apenas de leitura) permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou mudar nenhuma informação. Este tipo de memória não é volátil. Existem alguns tipos de memórias ROM tais como: EPROM, PROM, EEPROM e memórias flash.


BIOS e CMOS

A BIOS é um chip de computador na motherboard que contém um programa especial que ajuda o processador a interagir e controlar os outros componentes. Sem a BIOS o compuador não funcionaria.

O CMOS também é um chip de computador, mas situado na RAM. É um tipo de chip de memória que guarda informação sobre os componentes do computador assim como as suas configurações.


Memória RAM

A memória RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório, é uma memória de escrita e leitura) permite o acesso aos arquivos armazenados no computador e é responsável pela leitura dos conteúdos quando requeridos.


Diferença entre memória DRAM e SRAM

DRAM (Dynamic Random Access Memory) precisa que a informação seja atualizada o tempo todo para que permaneça armazenada. Com isso, esse tipo de RAM gasta mais energia se comparado com a SRAM. Isso porque a SRAM (Static Random Access Memory) consegue manter os bytes mesmo sem atualização contínua, perdidos somente após a interrupção da fonte de energia. A memória RAM estática é mais econômica, além de ter uma melhor performance.


A memória DDR (Double Data Rate) permite que dois dados sejam transferidos ao mesmo tempo.

  • Uma das principais diferenças entre as memórias DDR, DDR2, DDR3 e DDR4 é a maior taxa de transferência que cada geração consegue alcançar. 

  • As memórias DDR4 têm latências maiores que as memórias DDR3, que têm latências maiores do que as memórias DDR2, que por sua vez têm latências maiores do que as memórias DDR. 
  • Cada geração requer uma tensão de alimentação menor que a geração anterior .
  • Nas memórias DDR a terminação resistiva necessária está localizada na placa-mãe, enquanto que nas memórias DDR2, DDR3 e DDR4 esta terminação está localizada dentro dos chips de memória.

Os módulos de memória RAM variam em capacidade de armazenamento e em velocidade. Em princípio, quanto mais memória RAM o computador tiver, tanto mais rápido será o seu funcionamento e mais facilmente ele suportará a execução de funções simultâneas. Os tamanhos de memória RAM foram aumentando gradativamente: 16, 32, 64, 128, 256, 512 MB, e assim por diante. A latência é o tempo que o controlador de memória precisa esperar entre a requisição de um dado e a sua efetiva entrega. Ela também é conhecida como latência do CAS (Column Address Strobe). Este número é expresso em pulsos de clock.


A memoria cache é um tipo de memória rápida que armazena os dados e instruções mais utilizadas pelo processador, permitindo que estas sejam acessadas rapidamente. 

Bernardo Cavaleiro / Estudante / Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora